Sessões GRUPIE permitem momentos de partilha entre mestrandos

groupOs Grupos de Práticas de Investigação em Epidemiologia da Unidade de Epidemiologia (GRUPIE – UEPID), do Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, fizeram já meio ano de história. Os GRUPIE consistem numa comunidade de práticas em que alunos do Curso de Mestrado em Epidemiologia se reúnem uma vez por mês para partilharem entre si, informalmente, a evolução dos seus projectos de mestrado.

É fundamental que o processo de desenvolvimento e implementação de projectos de investigação decorra num contexto de partilha de saberes e experiências. Esta dimensão colaborativa é ainda mais relevante no contexto de cursos de mestrado e doutoramento, devendo ser contrariada a ideia de que os projetos conducentes a dissertações ou teses são processos inevitavelmente solitários. A partilha entre pares de dificuldades, soluções, ideias ou recursos garante não apenas mais qualidade aos projetos de investigação, como também mais satisfação com a aprendizagem associada ao processo.

As sessões GRUPIE têm sido caracterizadas por um ambiente de discussão construtiva, facilitador de tomada de decisões metodológica, permitindo que cada interveniente reflita sobre o seu projeto de forma acompanhada. Procura-se acima de tudo que os GRUPIE sejam um espaço para partilha de dificuldades e procura colaborativa de soluções em momentos cruciais dos projetos, desde a re/definição de objetivos, passando pela estratégias de análise ou interpretação de resultados, até ao treino da defesa da dissertação.

A inscrição nos grupos é voluntária, sendo a participação orientada por princípios de solidariedade, entreajuda, reciprocidade, confidencialidade, confiança e total autonomia na tomada de decisão. As inscrições estão permanentemente abertas a alunos e ex-alunos do mestrado de epidemiologia da UEPID, através do e-mail mepidemiologia@medicina.ulisboa.pt.