Sessões científicas

 


12 de junho de 2023

“Doenças Neurodegenerativas e Força de Preensão Manual na População Europeia”

link da sessão

 

Luísa Barateiro
Mestranda em Epidemiologia pela FMUL e Mestranda em Saúde Pública pela FMUP

Resumo:

Nesta sessão serão apresentados os resultados preliminares de um estudo que pretende analisar a relação entre a força e o diagnóstico de doenças neurodegenerativas. Esta investigação tem como foco de estudo a doença de Alzheimer e a doença de Parkinson e a sua relação com a força de preensão manual. Os dados analisados foram obtidos durante a wave 7 do SHARE, o Inquérito Europeu de Saúde, Envelhecimento e Reforma.


7 de junho de 2023

Cardiovascular Risk Factors and Morbidity in Systemic Autoimmune Diseases”

link da sessão

 

Cristiana Sieiro Santos, Maria Oliveira, Paulo Ney Solari e Pedro Mateus
Alunos do Curso de Especialização em Epidemiologia 

Resumo:

Cardiovascular diseases (CVDs) include numerous conditions associated with a high and growing worldwide global burden, representing the most common cause of death. Immune-mediated and inflammatory diseases (IMIDs) are associated with higher cardiovascular morbidity and mortality rates. Although IMIDs can be associated with a higher prevalence of well-known cardiovascular risk factors, such as metabolic syndrome, smoking, type 2 diabetes, and obesity, these factors do not fully account for the greater prevalence and incidence of CVDs. In this session, we will present our project which aims to evaluate the prevalence of CVD in systemic autoimmune diseases, the contribution of different demographic and disease-related variables and traditional cardiovascular risk factors in the prevalence of CVD and determine the perception of patients regarding the CV risk inherent to their diagnosis.


6 de junho de 2023

“A associação entre a função cognitiva, a independência funcional e a qualidade de vida: Um estudo transversal em utilizadores do serviço de saúde da RAM”

link para a sessão

 

Bruna Gouveia
Subdiretora Regional de Saúde da Madeira, investigadora e docente do ensino superior politécnico.
Aluna do Mestrado em Epidemiologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Resumo: 

Será apresentado um projeto de investigação proposto no âmbito do Mestrado em Epidemiologia da FMUL. 

A associação entre a qualidade de vida relacionada com a saúde e a função cognitiva, independência funcional e outras variáveis individuais tem sido estudada na literatura, de forma segmentar e particularmente em populações específicas, todavia, a necessidade de investigação adicional é reconhecida. Considerando a pertinência da investigação sobre este tópico no contexto dos serviços de saúde, o mesmo constitui o alvo da presente investigação. 

Estando o projeto em curso, a discussão pretende focar as limitações, forças e oportunidades inerentes a este processo de investigação.


6 de março de 2023

“O estigma do peso nas pessoas com pré-obesidade ou obesidade e suas consequências:
uma revisão sistemática” 

link para a sessão

 

Bruna Reús
Endocrinologista e aluna do Mestrado em Epidemiologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Resumo: 

Será apresentado um projeto de investigação destinado à elaboração de uma dissertação original para obtenção do grau de mestre em Epidemiologia. Serão realizados uma revisão sistemática e um ensaio psicanalítico para melhor compreender o porquê da existência dos estigmas relacionados ao peso, entender suas consequências individuais e coletivas e refletir sobre as possíveis formas de combater este problema


1 de fevereiro de 2023

“Estudo das doenças imunoalérgicas na infância: Fatores relacionados com os primeiros 1100 dias de vida e estado nutricional atual” 

link para a sessão

                       

Joana Baleia
Nutricionista no Centro de Estudos e Investigação em Dinâmicas Sociais e de Saúde (CEIDSS) e aluna do Mestrado em Epidemiologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Resumo:

Irão ser apresentados e discutidos brevemente os resultados dos 2 artigos resultantes deste estudo realizado para obtenção do grau de mestre em Epidemiologia: O primeiro que relaciona a influência do estado nutricional nas doenças imunoalérgicas reportadas na infância, e o segundo que relaciona fatores nutricionais relacionados com os primeiros 1100 dias de vida com as doenças e sintomatologia imunoalérgica reportada na população infantil da região de Lisboa e Vale do tejo que participaram no estudo COSI Portugal 2019. Assim, irá estar em discussão de que forma pode a nutrição contribuir e intervir desde cedo para prevenir as doenças imunoalérgicas na infância.


24 de janeiro de 2023

“Cross-Sectional Study about Diabetic Retinopathy and Diabetic Macular Edema” – Risk factors in a population with type 2 diabetes were observed in the Department of Ophthalmology at Centro Hospitalar do Oeste, Portugal

link para a sessão

 

Tiago Cipriano
Ortoptista (Técnico Superior de Diagnóstico e Terapêutica) no Serviço de Oftalmologia do Centro Hospitalar do Oeste e aluno de Mestrado em Epidemiologia, Unidade de Epidemiologia na FMUL

Resumo:

A Retinopatia Diabética (RD) é a principal causa de cegueira em todo o mundo. É um problema de saúde visual que tende a aumentar nas próximas décadas. Em resposta local a este problema, considerámos importante estudar os fatores de risco associados ao diagnóstico da RD e do Edema Macular Diabético (EMD) no Serviço de Oftalmologia do Centro Hospitalar do Oeste. Esta sessão tem como objetivo divulgar potenciais fatores de risco associados ao diagnóstico de RD bem como relacionar a distribuição dos achados clínicos observados na tomografia de coerência ótica (OCT) em função do tipo de EMD.


29 de novembro de 2022

“O impacto mundial de estratégias alternativas de vacinação contra a COVID-19”

link para a sessão

   

Joana Rodrigues
Aluna do Mestrado em Engenharia Biomédica (Especialização em Engenharia Clínica) – IST

Resumo:

A distribuição de vacinas contra a COVID-19 foi negociada pelos países e não seguiu critérios claros de distribuição que tivessem estritamente em conta as necessidades das populações. Distribuições alternativas de vacinas, que respeitassem o perfil epidemiológico e demográfico de cada país, poderiam ter impacto, com uma redução adicional da mortalidade pela COVID-19.
Simulando diferentes estratégias de distribuição de vacinas, este estudo visa analisar o impacto que diferentes estratégias teriam na saúde das populações, a nível mundial. Nesta sessão ir-se-á apresentar e discutir o protocolo científico deste estudo.


8 de novembro de 2022

“Impact of the COVID-19 tracking and tracing Public Health activities in Portugal”

link para a sessão

 

Pedro Miguel Alexandre Cardoso 
Aluno do Mestrado em Engenharia Biomédica (Especialização em Engenharia Clínica) – IST

Resumo:

Apresentação dos resultados do “Projeto Trace-COVID”, discutido na sessão científica de 7 de julho.

Em 2020, a pandemia da COVID-19 teve impacto socioeconómico e na saúde global. Os países tiveram de preparar rapidamente os sistemas de saude para um novo agente infecioso, desconhecido para a especie humana. Em Portugal, no centro da resposta esteve um sistema de informação centralizado, o TraceCOVID-19, construído em tempo recorde, integrando informação de várias fontes e apoiando as atividades de saude pública e de cuidados primários.

Neste estudo de coorte, os dados do TraceCOVID-19 relativos à população portuguesa continental, entre Julho de 2020 e Dezembro de 2021, são  analisados para avaliar a efetividade do rastreio de contatos. Os potenciais indicadores são medidos e, com o apoio de regressões sequenciais, as suas relações são estudadas, durante períodos de vaga e não-vaga. Além disso, é aplicada uma Análise Envoltória de Dados para comparar as eficiências das diferentes unidades.

Analisaram-se os dados de um total de 8 010 990 residentes portugueses com 1 246 819 contatos associados, que revelaram uma taxa media de ataque de 18% (1ª e 2ª geração) e períodos médios entre sintomas e teste positivo (atraso no teste) e entre teste positivo ao contacto (atraso no rastreio) de 2,62 ± 5,11 dias e 2,02 ± 8,34 dias, respectivamente.

O estudo salienta a importância do atraso de rastreio como indicador do processo de rastreio de contactos e relativiza a ideia da maior importancia de um atraso de teste. Demonstra também amplo espaço para melhorias, no que diz respeito da efetividade no rastreio de contatos.


29 de setembro de 2022

[Discussão do protocolo]
Radiómica delta em imagens de CBCT e resposta patológica em doentes com ADC do reto submetidos a QRT neoadjuvante

Virgínia Mareco 
Aluna do Mestrado em Epidemiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Resumo:
Cerca de 8% – 28% dos doentes com adenocarcinoma (ADC) do reto alcançam resposta patológica completa (pCR) a seguir a radioterapia concomitante com quimioterapia (QRT), não apresentando tumor residual na peça operatória. Tendo em conta as complicações cirúrgicas e os excelentes resultados a longo prazo com a QRT neoadjuvante isolada, uma estratégia de watch-and-wait com vigilância apertada pode ser implementada em doentes que se espere alcançar resposta completa. Por conseguinte, há necessidade crescente de encontrar características preditivas de pCR no momento pré-operatório, de modo a identificar candidatos para estratégia de preservação de órgão. A radiómica é um método que fornece informação não visual através da extração de muitas características quantitativas de um exame de imagem, características essas que descrevem as relações entre a intensidade ou densidade dos voxels e a sua posição na imagem. Essas características são convertidas em dados mineráveis que depois são submetidos a análise estatística, podendo ser usados para gerar modelos úteis no diagnóstico, na avaliação do prognóstico dos doentes e no suporte à decisão clínica. A radiómica delta consiste na análise da variação das características radiómicas em diferentes tempos de aquisição das imagens, geralmente antes e após um tratamento. Em radioterapia, as imagens da tomografia computorizada de feixe cónico (cone-beam computed tomography [CBCT]), geralmente utilizadas para aferir o correto posicionamento do doente e a localização do alvo a tratar antes de cada fração de irradiação, podem permitir a avaliação da resposta precoce ao tratamento através de radiómica delta. Com este trabalho, pretende-se verificar possíveis variações radiómicas entre a primeira e a última CBCT, se essas variações são diferentes entre doentes com boa e má resposta patológica tumoral à QRT neoadjuvante e, eventualmente, estimar a probabilidade de boa resposta patológica consoante essa variação.


27 de setembro de 2022

Análise da Sobrevivência de Doentes com Cancro em Angola de 2014 a 2018

Luísa Sambo 
Aluna do Mestrado em Epidemiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Resumo:
O desenvolvimento económico, a transição epidemiológica e demográfica são três motores de mudança do padrão de doenças em Angola. A prevalência das doenças crónicas aumenta e o cancro passou a ser um problema de saúde pública importante ocupando a 2º causa de mortes neste grupo de doenças. O conhecimento da epidemiologia do cancro, as suas determinantes e fatores de risco, é fundamental para a planificação e implementação de intervenções preventivas e de controlo da doença. É nesta perspetiva que se realizou o presente estudo que apurou que o número de cancros registados aumentou de 429 casos em 2014 para 761 casos em 2018, afetando maioritariamente, o sexo feminino.


13 de setembro de 2022

Transmission Dynamics and the Impact of Non-Pharmaceutical Interventions in the COVID-19 Epidemic in Portugal: A Modelling Study

Márcia Luís 
Aluna do Mestrado em Epidemiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Resumo:

Em resposta à epidemia COVID-19, Portugal adoptou intervenções não farmacológicas (INFs), que incluíram o fecho das escolas, rastreamento de contactos e outras medidas de distanciamento social para conter a transmissão do SARS-CoV-2. Projetar a epidemia sob diferentes INFs e investigar a sua eficácia na reducão da transmissão têm auxiliado as decisões dos Governos. Esta estudo apresenta um modelo matemático de simulação da epidemia da COVID-19 em Portugal entre Março 2020 e Fevereiro 2021 e avalia o impacto de diferentes INFs no controlo da epidemia. Além de um cenário não mitigado, as INFs analisadas incluem diferentes intervenções de distanciamento físico e esforços adicionais no rastreamento/isolamento de contactos. 

Apresentamos um modelo de compartimentos estratificado por idades (uma extensão do modelo SEIR) para o SARS-CoV-2. Considerou-se ainda os diferentes estágios da infeção e da doença, distribuições realistas para os períodos de infeção, e as heterogeneidades da população portuguesa, incluindo a sua estrutura etária e padrões sociais de contacto. Para cada cenário estimou-se o número de infeções, mortes, hospitalizações e a proporção de infeções evitadas.

Os nossos resultados sugerem que as medidas implementadas a 18 de Março 2020 possibilitaram o achatamento da curva epidémica e evitaram o colapso do Sistema Nacional de Saúde. As diferentes INFs investigadas permitiriam reduzir não só o número de infeções e mortes, mas também a pressão nos serviços de saúde. Também teria sido possível evitar o ressurgimento da terceira vaga da epidemia entre Dezembro 2020 e Janeiro 2021, como demonstrado pelo cenário de manter o ensino à distância ou manter maior restrições no Natal, embora estas intervenções possam ter outros custos sociais. O impacto do rastreamento de contactos mostra depender do número de infeções ativas, cujos períodos de intensa transmissão exigem maiores recursos humanos.


7 de julho de 2022

“Projeto Trace-COVID19: que oportunidades para a investigação em MGF?”

 

Renato Lourenço da Silva Médico
Interno de Saúde Pública do ACES Sintra

Pedro Miguel Alexandre Cardoso
Aluno do Mestrado em Engenharia Biomédica -especialização em Engenharia Clínica do Instituto Superior Técnico

Resumo:
Apresentação do “Projeto Trace-COVID”, com destaque para o modelo de dados subjacente e para a discussão das possibilidades para o desenho de estudos focados na atividade de vigilância clínica desenvolvida pelas equipas de medicina geral e familiar durante a pandemia.


6 de junho de 2022

“De que Forma o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) Impactou a Investigação Genómica? O Caso Português”

 
Inês Xavier
Aluna do Mestrado em Engenharia Biomédica do Instituto Superior Técnico. Especialização em Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa e Minor em Inovação e Empreendedorismo. Interessada na aproximação da saúde das pessoas através da tecnologia.

Resumo:
O Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) veio trazer um conjunto de mudanças na forma como os dados pessoais podem ser processados. A sua influência estende-se pelos mais diversos setores, incluído o da saúde. Na investigação com dados genéticos, onde a sensibilidade da informação pessoal é acrescida, este tema assume uma relevância particular. Este estudo visa compreender, empiricamente, qual o impacto do RGPD nesta área, através da construção de uma framework de indicadores de impacto.


3 de junho de 2022

[Discussão de protocolo]
“Exercício físico e Polifarmácia na População Idosa: um estudo caso-controlo em residentes na Região Autónoma da Madeira”

 

Elisa Duarte, Herberto Jesus, Luísa Barateiro, Marisa Ferreira e Miguel Menezes
Alunos do Curso Especialização em Epidemiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Resumo:
Atualmente, é necessária uma visão de promoção da saúde e prevenção da doença, passando a encarar a importância da atividade física como promotora de qualidade de vida e de bem-estar, para assegurar a sobrevivência e sustentabilidade dos sistemas de saúde e de segurança social. A promoção de uma cultura de exercício físico como “medida terapêutica” para a população idosa é cada vez mais central.

Este estudo tem como potencial contributo ampliar o conhecimento sobre a relação protetora do exercício físico na polifarmácia. Para tal, o grupo propõe-se a realizar um estudo caso-controlo com vista a analisar a relação entre o consumo de medicamentos para doenças crónicas e o exercício físico regular na população com 65 ou mais anos na RAM.


23 de maio de 2022

[Discussão de protocolo]
“Mudanças dos comportamentos de saúde durante a pandemia COVID-19 em profissionais de dois hospitais periféricos da ARSLVT  – discussão pública do projeto”

 

Daniela Lima, Helena de Vasconcellos e Souza,
Mariana Castro, Maria Gabriela Gasparinho 
Alunas do Mestrado em Epidemiologia
Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Resumo:
Pretendemos com este projeto avaliar as mudanças que a pandemia COVID poderá ter trazido aos comportamentos de saúde dos profissionais de saúde, submetidos a um acréscimo de pressão e trabalho nesta fase, nomeadamente no que diz respeito a hábitos de sono, consumo de tabaco, consumo de álcool e vigilância da sua própria saúde. Nesta sessão iremos apresentar o projeto, o questionário e ouvir as vossas sugestões e críticas. Esperamos que a discussão ocorrida nesta sessão possa contribuir para estruturar e melhorar o nosso trabalho.


16 de maio de 2022

[Discussão de protocolo]
Ensino à distância e raquialgia em contexto de pandemia: estudo transversal antes-depois com alunos e docentes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa


Bruna Réus, Isabella Teixeira,
Margarida Barreto e Manuela Rodrigues 
                                       
Alunas do Mestrado em Epidemiologia
Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Resumo: 
As raquialgias, que consistem em dores na coluna vertebral, são as queixas reumáticas mais comuns na população em geral. Estes sintomas, que podem ser extremamente incapacitantes, encontram-se muitas vezes associados a períodos prolongados de permanência na posição sentada ou de pé e/ou a uma má postura. Na realidade atual em Portugal, em resultado da pandemia, houve a  necessidade de adaptação, por parte de docentes e alunos, ao ensino à distância. Esta realidade em que as condições adaptadas, em muitos casos, não são as mais adequadas, poderá ter contribuído para uma alteração, agravamento ou aparecimento da raquialgia nos docentes e alunos.
Nesta sessão será apresentado e discutido o projeto de investigação, incluindo as ferramentas de recolha de dados a ser utilizada bem como discutir o contributo potencial deste estudo para o desenvolvimento de ações de educação postural e hábitos saudáveis.


6 de maio de 2022

[Discussão de protocolo]
“De que forma a literacia em COVID-19 está relacionada
com o comportamento dos portugueses durante a pandemia?”

Abdul Habib, Bruna R. Gouveia, Cálida Veiga e Eliandra Chissingui
Curso de Especialização em Epidemiologia
Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Resumo:
A pandemia da COVID-19 tem imposto mudanças profundas à organização da sociedade a nível de saúde, social e económico. Por conseguinte, e porque a mudança no comportamento humano é fundamental para conter a propagação das doenças, este tem-se revelado um dos domínios mais críticos no combate à pandemia. Neste contexto, torna-se relevante conhecer e analisar a relação entre o nível da literacia em COVID-19 e a adoção de comportamentos preventivos nesta pandemia. 

Nesta sessão, iremos apresentar e discutir um projeto de investigação, a metodologia a ser utilizada, bem como discutir o contributo potencial deste estudo na gestão de futuras pandemias. 


3 de maio de 2022

[Discussão de protocolo]
“O impacto mundial de estratégias alternativas de          
vacinação contra a COVID-19″

Joana Rodrigues
Aluna do Mestrado em Engenharia Biomédica
no Instituto Superior Técnico.

Resumo:
A distribuição de vacinas contra a COVID-19 foi negociada pelos países e não seguiu critérios claros de distribuição que tivessem estritamente em conta as necessidades das populações. Distribuições alternativas de vacinas, que respeitassem o perfil epidemiológico e demográfico de cada país, poderiam ter impacto, com uma redução adicional da mortalidade pela COVID-19.
Simulando diferentes estratégias de distribuição de vacinas, este estudo visa analisar o impacto que diferentes estratégias teriam na saúde das populações, a nível mundial. Nesta sessão irá-se apresentar e discutir o protocolo cientíifico deste estudo.


20 de outubro de 2021

“What can bibliometric data tell us about Health Research in the University of Lisbon?”

Summary:
In the data filled world of today, bibliometrics can be a powerful ally for researchers, decision and policy-makers. Understanding the scientific production of institutions and the impact of their research, as well its fields of study, can empower better choices regarding opportunities for collaboration, areas of research strengths or weaknesses, or of competitive funding advantages. 

In this session, the indexed publications of the University of Lisbon from 2014-2019 will be examined, with a focus on health research. We will describe the evolution of the scientific production, frequent topics and their clustering, as well as their collaborative profile, both in the faculties within and outside the health area.


6 de outubro de 2021

“Impacto da pandemia COVID-19 nas Unidades de Saúde Pública: Estratégia de análise e resultados preliminares”

Resumo: No contexto da pandemia COVID-19, as Unidades de Saúde Pública (USP)  desenvolveram inúmeros esforços de forma a responder de forma rápida ao crescimento do número de casos suspeitos e confirmados, com um relevante impacto na sua forma de funcionamento.

Em Junho de 2021 iniciou-se um inquérito às USPs, no sentido de caracterizar as mudanças e os impactos decorridos da pandemia, nas suas diversas dimensões (atividade não-covid e covid, recursos humanos e logísticos, práticas de gestão, formação, inovação, etc.) e ao longo das várias fases. Este inquérito, que conta com a colaboração dos coordenadores das USP e de vários médicos internos e especialistas de SP, encontra-se ainda a decorrer.

Nesta sessão detalhamos a estratégia da análise de dados inicial bem como realizamos uma discussão de resultados preliminares.


29 de junho de 2021

”Práticas de Gestão e Recursos em Unidades de Saúde Pública – Inquérito sobre o Impacto da Pandemia COVID-19”

Mariana Tomé e David Lopes 
Unidade de Epidemiologia
Instituto de Medicina Preventiva & Saúde Pública
Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Resumo: No contexto da pandemia COVID-19, as Unidades de Saúde Pública (USP)  desenvolveram inúmeros esforços de forma a responder de forma rápida ao crescimento do número de casos suspeitos e confirmados, mudando drasticamente a forma de funcionamento das USP.

Este estudo visa analisar a realidade organizacional das USP antes da pandemia, e por conseguinte, as mudanças que com a pandemia advieram a nível da sua reorganização, funcionamento, estrutura, recursos, entre outras.


22 de junho 2021

“Determinantes de saúde nos trabalhadores municipais: dos indicadores de saúde ocupacional às intervenções”

Catarina Silva e Paulo Nicola 
Unidade de Epidemiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Resumo: O estado de saúde de uma população é dependente de uma combinação de fatores relacionados entre si – determinantes de saúde. Alguns grupos dentro de uma mesma população tendem a apresentar uma maior vulnerabilidade a doenças e problemas de saúde em virtude de disparidades encontradas nesses mesmos determinantes. A Saúde Ocupacional tem uma responsabilidade e oportunidade única de intervir sobre determinantes chave na população ativa.
Este estudo pretende caracterizar os determinantes de saúde de trabalhadores municipais, identificar subgrupos com perfil mais acentuado de risco e por último identificar e priorizar intervenções face ao impacto que possam vir a ter na melhoria da saúde dos trabalhadores. Descreveremos os métodos a serem usados para os vários objetivos, quais as dificuldades e limitações expectáveis e iremos promover a discussão sobre como melhor aproveitar a potencialidade deste estudo.


15 de junho de 2021

“Impacto da pandemia COVID-19 na utilização dos cuidados de saúde e na mortalidade não-COVID”

 

Patrícia Mendes, Joana Monteiro e Margarida Ribeiro 
Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
DEIO, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Portugal

Resumo:
Ever since March 2020, when the WHO announced the beginning of the COVID-19 pandemic, the world has been facing the challenges it has imposed on healthcare systems. Besides the mortality attributable to COVID infection, the distress caused by this disease may, directly or indirectly, affect the care of non-COVID patients.

This project aimed to determine whether, and to what extent, the COVID-19 pandemic is associated with an increase in all-cause mortality in Portugal, and particularly with non-COVID-19 deaths. We will describe the variation in the use of different types of medical care in Portugal, and possible correlations between the use of healthcare and non-COVID mortality.


25 de maio de 2021

”Fill a 90 min online questionnaire in 20 min?
Yes, you can!”


Elisa Marques e Paulo Nicola 
Unidade de Epidemiologia
Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública
Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Synopsis
The use of questionnaires is extremely popular in different fields and are used for collecting data on a myriad of attributes, including attitudes, feelings, opinions, perceptions, beliefs, knowledge, socio-demographic characteristics, clinical history, among many others.

Advantages such as easy access, wide coverage (nation- and international wide), assurance of anonymity, and easy construction of online questionnaires made them a very useful resource. However, while research questions may require a large number of variables to comprehensively analyze the phenomena under study, time spent by the respondent on the questionnaire is critical to encourage participation. Thus, one of the “rules” in constructing a questionnaire is to keep it brief since respondents may feel unmotivated when filling out long questionnaires.

In this scientific session, we will present and demonstrate an innovative approach to build and analyze online questionnaires with numerous variables while only collecting a shorter subset from each respondent. This approach will facilitate comprehensive studies based on online questionnaires and at the same time maximize participation.


18 de maio de 2021

”Gestão da Diabetes Mellitus tipo II no contexto da pandemia COVID 19: As perspetivas dos doentes e profissionais de saúde” 

Discussão de Projeto
Inês Sofia Antunes, Inês Alexandra  Fonseca, Elsa Beatriz Baptistae Tiago Filipe Costa
(alunos do curso de Especialização em Epidemiologia)

Resumo da sessão: 
Desde o início do ano de 2020, o mundo enfrenta a pandemia de um novo vírus designado COVID-19 que veio provocar grandes alterações nas dinâmicas dos serviços de saúde, forçando a maioria a suspender a atividade assistencial não urgente, nomeadamente o acompanhamento presencial de doentes com patologia crónica como a Diabetes Mellitus. Iremos discutir o plano de um projeto de investigação que visa caracterizar a influência da pandemia COVID-19 na gestão da Diabetes Mellitus tipo II, na perspetiva do doente e dos profissionais de saúde, no ACES Sintra. Nesse sentido, foi desenvolvido um protocolo de estudo observacional do tipo transversal com aplicação de 3 instrumentos de recolha de dados (entrevista com os doentes, registos clínicos dos doentes e questionário em formato Google Forms para os profissionais de Saúde). Nesta sessão pretendemos uma discussão científica do projeto e reflexão crítica da metodologia proposta para a realização do estudo.


11 de maio de 2021

”O burnout nos médicos e enfermeiros nas Unidade de Cuidados Intensivos Portuguesas durante a pandemia COVID-19”

Discussão de Projeto
Joana Margarida Dias, José Silva, Maria Margarida Teixeira, Rafaella Bernardelli
(alunos do curso de Especialização em Epidemiologia)

Resumo da sessão: 
O burnout é uma síndrome caracterizada por exaustão emocional, despersonalização e um baixo sentimento de realização profissional. A pandemia COVID-19 veio colocar grandes desafios nos Serviços de Saúde, nomeadamente nas Unidades de Cuidados Intensivos (UCIs), um dos serviços mais chamados a participar na resposta à pandemia em Portugal e no mundo. Este projeto tem como objetivo avaliar a prevalência e o nível de burnout, bem como os fatores a ele associados, nos médicos e enfermeiros que exercem funções nas UCIs portuguesas. Para tal propomos um estudo transversal analítico através de um questionário eletrónico. 

Nesta sessão pretendemos uma discussão científica, crítica e construtiva, da proposta do nosso projeto.


6 de maio de 2021

Influência da utilização de dispositivos de repouso no desenvolvimento de plagiocefalia/braquicefalia posicionais”

Resumo da sessãoA plagiocefalia e braquicefalia posicionais são alterações frequentes da conformação do crânio adquiridas nos primeiros meses de vida. Iremos discutir o plano de um projeto de investigação que visa estudar a associação entre a utilização de dispositivos de repouso (“ovo” e espreguiçadeira) e o desenvolvimento destas deformidades. Nesse sentido, foi desenvolvido um protocolo de estudo observacional do tipo caso-controlo com aplicação de questionário. Nesta sessão serão apresentados a contextualização da questão de investigação, os objetivos do estudo e métodos, incluindo os instrumentos de recolha de dados desenvolvidos. 


16 de fevereiro de 2021

“A PANDEMIA COVID-19 E A SUA INFLUÊNCIA NA ANESTESIA REGIONAL

Alline Maçarico

Resumo da sessão
O objetivo do meu trabalho é verificar se a pandemia COVID-19 influenciou ou não a prática anestésica, levando ou não a um aumento da utilização da anestesia regional.


9 de fevereiro de 2021

“Análise retrospetiva da performance do algoritmo de deteção de sinal utilizado na base de dados Europeia de reações adversas (EudraVigilance) no período de 2012 a 2019

Nádia Fernandes

Resumo da sessão
Este projeto tem como objetivo analisar retrospetivamente a performance dos métodos de deteção de sinais de segurança utilizados na base de dados Eudravigilance no período de 2012 a 2019. Tal poderá contribuir para a melhoria dos processos atualmente implementados e, inerentemente, da saúde pública.


2 de fevereiro de 2021

Transmission dynamics and the impact of contact tracing in the COVID-19 epidemic in Portugal: A modelling study

Resumo da sessão
The aim of this project is to propose a mathematical model – an extension of the epidemiological compartmental SEIR-type model to characterize the dynamics of SARS-CoV-2 and analyze the effectiveness of NPI implemented in Portugal, such as contact tracing programs. Additionally, to obtain a more realistic model, the heterogeneities of the Portuguese population, mainly the age- and demographic-structure and their social and contact patterns across different locations (e.g, home, school and workplace) will be taken into account. At the end of the modelling process, we will be able to ascertain the effectiveness in terms of the famous effective reproductive number (Rt) and the number of infections averted in multiple scenarios, with and without contact tracing in the simulations. 


26 de janeiro de 2021

Estudo da Retinopatia Diabética e do Edema Macular Diabético e os seus fatores de risco numa população com diabetes mellitus tipo 1 e tipo 2 observados no serviço de Oftalmologia no Centro Hospitalar do Oeste

Tiago Cipriano              
Ortoptista (Técnico Superior de Diagnóstico e Terapêutica ) 
Centro Hospitalar Oeste

Resumo da sessão
A retinopatia diabética é uma das principais complicações microvasculares da diabetes mellitus e é a primeira causa de perda de visão em todo o mundo. As causas mais comuns de perda visual na RD são o edema macular diabético e a retinopatia diabética proliferativa.  

O objetivo principal deste estudo é descrever a Retinopatia Diabética (RD) e o Edema Macular Diabético (EDM) em doentes com diabetes mellitus tipo 1 e tipo 2 observados na primeira consulta de Oftalmologia do Centro Hospitalar Oeste. Os objetivos secundários do estudo serão identificar que fatores se associam ao risco de desenvolver RD, com ou sem EMD. Serão exemplos de alguns biomarcadores em estudo da desorganização das camadas internas da retina (DRIL), os focus retinianos hiperrefletidos, entre outros associados ao risco de desenvolver RD ou EMD. 


17 de novembro de 2020

“SARS-CoV-2 seroprevalence studies: critical appraisal of the design and methodology’’

Catarina Camarinha
Unidade de Epidemiologia do IMP&SP da FMUL

Resumo: A Organização Mundial de Saúde decretou, a 11 de março de 2020, a COVID-19 como pandémica dado à sua rápida propagação e aumento do número de casos em todo o mundo.

Os estudos serológicos populacionais tornaram-se, deste modo, necessários e importantes para determinar o número acumulado de infeções do SARS-CoV-2, as taxas de ataque de infeção na população e para determinar a proporção de infeções subclínicas e assintomáticas. Esta informação é fundamental para uma melhor compreensão da circulação do SARS-CoV-2, contribui para elaborar estimativas mais precisas das taxas de mortalidade, para calibrar os modelos matemáticos e para prever a dinâmica da epidemia em curso. O conhecimento adequado sobre a extensão da doença permite melhorar as respostas e o planeamento da saúde pública, bem como avaliar da efetividade das medidads tomadas.

No entanto, estes estudos poderão assumir diferentes opções metodológicas, na amostragem, definição dao população alvo, processo de recrutamento, técnica laboratorial, etc. 

O objetivo deste trabalho é efetuar uma recolha sistemàtica, análise, comparação e a avaliação crítica dos desenhos e metodologias aplicadas nos estudos de seroprevalência da SARS-CoV-2. Pretende-se também fazer uma discussão das suas utlidades e potenciais implicações.


3 de novembro de 2020

“Estudo dos efeitos adversos na saúde da população residente em Lisboa e Vale do Tejo por exposição a matéria particulada em suspensão na atmosfera.”

Isabel Alves 
Direção de Serviços de Informação e Análise da Direção-Geral da Saúde

Resumo: Pretende-se com este estudo estimar os potenciais efeitos adversos na saúde da população exposta à matéria particulada em suspensão na atmosfera, em cada um dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) nos anos entre 2014 e 2018. Para o ano mais recente verificar-se-á se existem diferenças entre as estimativas dos efeitos adversos na saúde obtidas para cada um dos ACES.

Para atingir este objetivo serão seguidos os três passos inerentes a uma avaliação do risco, para cada um dos ACES e para cada um dos anos em estudo:
i)    avaliar a exposição da população à matéria particulada em suspensão no ar
ii)    estimar o risco para a saúde associado a essa exposição
iii)    estimar a incerteza das estimativas

Atendendo à disponibilidade dos dados de qualidade do ar e de saúde para um horizonte temporal de alguns anos, será também possível analisar eventuais variações locais que possam ser associadas a medidas de melhoria da qualidade do ar que tenham sido implementadas (identificando boas práticas, a replicar noutros locais) ou estimar o impacto de medidas que possam vir a ser tomadas.

Pretende-se que os resultados possam contribuir para a avaliação do risco para a saúde associado à poluição do ar, propondo um sistema de monitorização que possa continuar a ser utilizado no futuro e possa ser adaptado para outras regiões do país, para apoio à tomada de decisão em saúde pública, ao nível local e regional. A importância deste estudo reside, igualmente, na disponibilização pública de resultados para o nível local, o que pode aumentar a consciencialização dos cidadãos residentes nesses locais para a adoção de comportamentos que concorram para a diminuição das emissões de poluentes do ar.


27 de outubro de 2020

Construção de um modelo preditivo do movimento da urgência pediátrica de um hospital público da ARS LVT com a inclusão de fatores cronológicos, metereológicos e sociais

Helena Isabel de Almeida
Assistente Graduada Sénior na UCIEP, Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca

Resumo: Com este estudo pretendeu-se contribuir para a compreensão das periodicidades da procura de um Serviço autorreferenciado de Urgência Pediátrica, correlacioná-las com algumas variáveis meteorológicas e de calendário e construir um modelo preditivo da afluência a essa urgência.

O modelo preditivo construído utiliza as periodicidades temporais, humidex e calendário escolar; tem uma MAPE (mean absolute percentage error) de 10,7% ± 1,10% com validação cruzada entre os vários anos estudados.

Apesar da complexidade e caráter multifatorial das razões que levam um doente a procurar os SUP, este estudo mostra que o número de episódios diários pode ser explicado e previsto por um pequeno número de variáveis.


30 de julho 2020

“Análise da sobrevivência de pacientes com cancro da mama em Angola 2014- 2018.”

Luísa Sambo
(Aluna da 10ª edição do Mestrado de Epidemiologia)

Resumo: O estudo pretende caracterizar o perfil das pacientes com cancro da mama registadas no Instituto Angolano de Controle do Cancro entre 2014 e 2018; analisar a ocorrência de óbitos em função de variáveis sociodemográficas e clínicas; determinar as taxas de sobrevivência de acordo com as etapas clínicas, grupos etários e outros fatores potencialmente associados ao prognóstico. 


30 de julho 2020

“Estudo das doenças imunoalérgicas na infância: Fatores relacionados com os primeiros 1000 dias de vida e estado nutricional atual.”

Joana Baleia
Faculdade de Medicina de Lisboa e Centro de estudos e investigação em Dinâmicas Sociais e de Saúde (CEIDSS)
(Aluna da 10ª edição do Mestrado de Epidemiologia)

Resumo: Irá ser apresentado e discutido o ponto de situação do trabalho que pretende conhecer as doenças imunoalérgicas na população infantil da região de Lisboa e Vale do tejo que participaram no estudo COSI Portugal 2019, e analisar a sua relação com o estado nutricional e o histórico dos primeiros 1000 dias de vida das crianças de hoje, contribuindo para reforçar ou mudar algumas práticas e recomendações no que diz respeito à diversificação alimentar e amamentação, e adicionalmente reforçar os argumentos que sustentam a necessidade de aumentar os programas de educação alimentar materno-infantil.


28 de julho de 2020

“Baixo Peso à Nascença no Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, EPE entre 2014 e 2018: fatores de risco e evolução no tempo”.

Dr. Miguel Cabral de Pinho
Médico de Saúde Pública do ACES Grande Porto III – Maia / Valongo
Resumo: A prevalência de baixo peso à nascença é um dos indicadores mais utilizados a nível internacional para transmitir as condições sócio-económicas e de saúde em que as mulheres de uma determinada área geográfica desenvolvem a sua gravidez. Os fatores que influenciam este indicador são vários e os impactos do baixo peso à nascença continuam a revelar-se com um maior alcance temporal do que o pensado. Na Amadora e em Sintra, os valores deste indicador têm sido dos mais baixos da região. Pretende-se estudar as características associadas aos recém-nascidos do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, de forma a Identificar os fatores de risco para este resultado de saúde, sua prevalência e evolução nos anos de 2014 a 2018.


9 de junho de 2020

Avaliação de Risco-Benefício de Alimentos (RBA): sua utilidade e propósito.”

Joana Nazaré Morgado

Aluna de doutoramento em Ciências da Sustentabilidade na Universidade de Lisboa

Resumo: Uma Avaliação de Risco-Benefício consiste numa ferramenta que permite estimar de forma equilibrada os riscos e benefícios para a saúde humana, mediante exposição ou não a determinado(s) alimento(s) ou grupos de alimentos (dieta alimentar) ou ainda componentes alimentares. Como a natureza destes riscos e benefícios pode ser toxicológica, microbiológica ou nutricional, estes deverão ser integrados em métricas comparáveis, p.ex. em DALY.


17 dezembro de 2019

“Caraterização clínica, epidemiológica e manométrica da disfagia torácica não obstrutiva, e seu impacto na qualidade de vida”

 

Dr. José Pedro Rodrigues
Serviço de Gastroenterologia do Hospital Egas Moniz, CHLO
Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Resumo: A disfagia torácica refere-se à dificuldade na deglutição de líquidos ou sólidos, sendo tipicamente referida segundos após a mesma, com sensação de bolo alimentar retido a nível cervical ou retrosternal. Uma vez excluída causa obstrutiva por endoscopia digestiva alta, a manometria esofágica de alta resolução apresenta-se como técnica padrão por excelência na sua caracterização e na classificação de doenças motoras do esófago. Além das consequências físicas, a disfagia poderá ter um impacto significativo na vida pessoal e profissional dos doentes. Entre as medidas de patient-reported outcome (PRO) disponíveis para avaliação da disfagia, destaca-se a escala PROMIS-GI disrupted swallowing pela facilidade na sua obtenção e robustez na conceção. Pretendem os investigadores a caracterização epidemiológica e manométrica da população com disfagia esofágica não obstrutiva referenciada para centros portugueses com competência em manometria de alta resolução (MAR) e avaliar o seu impacto na qualidade de vida geral e associada a doença. Para o efeito propõem-se ainda a traduzir e validar a escala PROMIS-GI disrupted swallowing para língua portuguesa. Pretende-se a realização de um estudo observacional, longitudinal, prospetivo da população de doentes com disfagia esofágica não obstrutiva referenciada a centros portugueses com MAR. 


12 dezembro de 2019

“Perfil Epidemiológico da Malária e Adesão ao Tratamento em Menores de Cinco Anos, Malanje-Angola”.

Enf. Mateus Gonçalves

Resumo:  Estudo realizado no Hospital Pediátrico de Malanje, Angola, através de entrevista presencial a 150 crianças e cuidadores. É realizado o enquadramento dos programas de luta contra a malária a nível global e nacional, com destaque para o acesso ao tratamento. Foram colhidos dados sócio-demográficos, relativos ao episódio de malária na criança, de conhecimento sobre a doença e de adesão ao tratamento (Escala de Morisky-Green-Levine). Observou-se que as crianças (média de idade de 27 meses, 68% do sexo feminino) foram sobretudo infetados pelo plasmodium falciparum (91%). A adesão ao tratamento foi de 41%, segundo a escala de Morisky-Green-Levine, abaixo do observado noutros estudos. São examinadas as relações entre a adesão ao tratamento e fatores sócio-demográficos, relativos ao episódio de malária e de conhecimento sobre a malária, bem como de motivos de abandono ao tratamento, Além da discussão dos resultados, são apresentadas recomendações para a melhoria da adesão ao tratamento na malária.