Epidemiologia Cardiovascular

 

 

Introdução e Objetivos

A Epidemiologia e Prevenção Cardiovascular é uma área cada vez mais relevante no domínio da saúde pública, decisão em política de saúde e investigação clínica. Sendo a mortalidade cardiovascular uma das principais causas de morte em Portugal, interessa definir qual a prevalência e incidência das doenças cardiovasculares e verificar quais as intervenções efetivas ao nível do indivíduo e da comunidade.

O Curso de Epidemiologia Cardiovascular tem como objetivo geral permitir a aquisição de conhecimento no âmbito da epidemiologia e prevenção das doenças cardiovasculares, a ser aplicado ao desenho e análise da investigação epidemiológica nesta área.

São objetivos específicos: 1) Transmitir conceitos-chave da metodologia epidemiológica – desenhos de estudo e medidas de frequência, efeito e impacto em epidemiologia cardiovascular; 2) Permitir uma visão geral sobre o que se conhece da epidemiologia das principais doenças cardiovasculares (doença coronária, insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral, hipertensão); 3) Discutir as principais questões em aberto sobre fatores de risco, mortalidade e morbilidade cardiovasculares; 4) Discutir programas de prevenção cardiovascular, quanto ao desenho, eficácia e efetividade; 5) Treinar a análise crítica de artigos de epidemiologia cardiovascular e da escrita de protocolos de estudo.

 

Conteúdos Programáticos

História da Epidemiologia Cardiovascular; A carga das DCV na Europa; Desenho de estudos epidemiológicos; Aterogénese e Biologia Vascular; Factores de risco cardiovascular; Estimativa do Risco Cardiovascular; Indicadores Cardiovasculares; Epidemiologia das DCV (Hipertensão, D. Isquémica cardíaca, AVC, Insuficiência Cardíaca); Prevenção Cardiovascular (Estratégias, Intervenções, Recomendações, Desafios para o Futuro).

 

Destinatários

Licenciados em Medicina, Enfermagem, Ciências Farmacêuticas, Ciências Sociais e Humanas, Matemática e Bioestatística, Técnicos Superiores de Saúde, Diagnóstico e Terapêutica e outros profissionais interessados em adquirir conhecimento na área de epidemiologia e prevenção das doenças cardiovasculares.

 

Docentes Responsáveis

Diretor do curso: Prof. Doutor Evangelista Rocha (IMPSP-FMUL)

 

Metodologia de ensino

Ensino em sala de aula, com exposição teórico-prática, estudo de casos-exemplo, pesquisa individual e trabalhos de grupo.

 

Avaliação da aprendizagem

A avaliação final resultará da realização de um exame escrito.

 

Certificação

Os participantes que concluírem o Curso com aproveitamento e assiduidade (75% do Curso) poderão requerer um Certificado de Aproveitamento.

Os créditos deste Curso são reconhecidos no Mestrado em Epidemiologia da FMUL durante 2 anos.

 

Horário e Local

O Curso decorre no Edifício Egas Moniz (FMUL) e tem uma carga lectiva presencial de 32 horas, distribuídas por 3 semanas, com aulas de segunda-feira a quinta-feira, das 17h às 20h.

 

Condições de inscrição

Inscrição antecipada:

Propina: 300€

A inscrição antecipada será possível até à inscrição de 8 alunos.

 

Inscrição normal:

Propina: 360€

Os prazos para a inscrição serão estabelecidos de acordo com a data de início do curso.