Introdução à Epidemiologia

Mais informações e Inscrições:

Boletim de Pré-Inscrição

Unidade de Epidemiologia

Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública
Faculdade de Medicina de Lisboa
Tel: 217999422 – ext 47091
mepidemiologia@medicina.ulisboa.pt

Inscrições até 18 de novembro com valor de propina reduzido de 250 Euros.

Ensaios Clínicos

Introdução e objetivos

A Epidemiologia tem contribuído com métodos e paradigmas para a compreensão dos fenómenos de saúde e de doença nas populações. Como ciência, é usada para a tomada de decisão ao nível do indivíduo (por exemplo, na decisão terapêutica ou no diagnóstico), ao nível das populações, para a
identificação de doenças e das suas causas, ou para delinear e testar estratégias de prevenção, tratamento ou reabilitação das doenças. A Epidemiologia está, por isso, no centro da investigação clínica e epidemiológica, na fundamentação das recomendações clínicas, no planeamento da saúde pública, e em muitos outros aspectos da investigação e da prática de cuidados de saúde.

Nesta formação participa um corpo docente experiente e diverso, de várias instituições nacionais, que desenvolvem um programa abrangente e sólido, com 30 horas letivas de aulas teóricas e teórico-práticas.
.

Conteúdos programáticos

  1. Noções de causalidade e de inferência causal
  2. Método e raciocínio epidemiológico
  3. Noções e graus de evidência médica
  4. Medições em saúde e em epidemiologia, validade, precisão e exactidão, medidas de distribuição e de associação
  5. Tipos de estudos epidemiológicos: coorte, caso-controlo, transversal e ecológico. Análise comparativa dos diferentes tipos de estudos e optimização do desenho de estudos
  6. Noções de erro aleatório, viés e confundimento
  7. Crítica de estudos epidemiológicos
    .

Destinatários

Este curso destina-se a profissionais de saúde (Licenciados em Medicina, Enfermagem, Ciências Farmacêuticas, Psicologia, Nutrição e Dietética, Medicina Veterinária, Biologia, Ciências Biomédicas, Ciências da Saúde, etc.) e investigadores que pretendam aprofundar conceitos-chave em Epidemiologia e desenvolver a capacidade crítica na análise de estudos de investigação clínica e epidemiológica.
.

Docentes responsáveis

Diretor do curso: Prof.ª Doutora Cristina Furtado (INSA, IMPSP-FMUL)
Docente responsável: Mestre Paulo Nicola (IMPSP-FMUL)
.

Metodologia de ensino

A formação será constituída por aulas teóricas, aulas práticas e trabalhos individuais. As aulas teóricas e teórico-práticas incluem exercícios de demonstração e de crítica de estudos/artigos em epidemiologia.
.

.Certificação

Os participantes que concluírem o Curso com aproveitamento e assiduidade (75% do Curso) poderão requerer um Certificado de Aproveitamento.

O curso é creditado em 6 ECTS. Os créditos deste Curso são reconhecidos no Mestrado em Epidemiologia da FMUL durante 2 anos.
.

Horário e local

O curso é constituído por 30 horas lectivas presenciais, que decorrem 3ªf 19 e 5ªf 21 Nov das 17h30-20h00; 6ªfs: 22, 29 Nov, 6, 13, 20 Dez e 3 Jan; 11h45 às 18h00.ª feira, das 11h30/14h30 às 18h00.
.

Condições de inscrição

250 Euros (até 18 de novembro de 2019)

.

Bolsa de Estágio de Investigação

Será concedida uma Bolsa de Estágio de UEPID, no valor de 75% da propina, aos quais podem candidatar-se quaisquer participantes. Poderá consultar o regulamento da Bolsa de Estágio UEPID aqui.

Mais informações e Inscrições:

Unidade de Epidemiologia

Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública
Faculdade de Medicina de Lisboa
Tel: 217999422 – ext 47086
mepidemiologia@medicina.ulisboa.pt