Introdução aos Modelos Estatísticos em Epidemiologia

Curso à distância!!!

Quando? 17 de abril, 24 de abril, 8 de maio, 22 de maio, 5 de junho, 19 de junho e 3 de julho de julho de 2021, (aula de dúvidas a 14 de julho), entre as 11:00 e as 15:30 horas.

Como inscrever-se? Através do formulário, juntamente com o, CV resumido, carta de motivação, certificado de licenciatura/mestrado (digitalizado) e comprovativo de pagamento

Qual o valor e o prazo para inscrição? 350 Euros (até 12 de abril de 2021); 375 Euros (depois de 12 de abril de 2021).

Quais são as condições para a atribuição de Bolsas UEPID? Serão atribuídas até 1 Bolsas de Estágio UEPID, no valor de 75% da inscrição. Regulamento aqui.


Introdução

O Curso de Introdução aos Modelos Estatísticos em Epidemiologia dirige-se ao não estatista que pretende iniciar-se na prática da análise estatística multivariada de dados e na modelização em investigação clínica. Com uma forte componente prática, incluindo o uso de software estatístico, a realização de análises de dados, a interpretação de relatórios estatísticos e a crítica de artigos médicos com estudos originais, este curso pretende “ensinar a fazer, fazendo”.

Esta formação abrange os conceitos fundamentais para a compreensão e crítica da análise de dados multivariada e modelização estatística, como os conceitos de Regressão Linear (simples, múltipla, polinomial), Regressão Logística, Análise de Sobrevivência, Análise Multifatorial, Classificação (Clusters), Análise em Componentes Principais, Análise Fatorial. A utilização de vocabulário para comunicar com o estatista será um aspeto sempre presente na formação. Os exemplos e exercícios utilizados nas aulas são de estudos reais ou adaptados de investigação clínica e epidemiológica.

Este curso é recomendado a médicos e outros profissionais que pretendem planear, discutir, realizar ou desenvolver a capacidade crítica na análise estatística multivariada de dados e na modelização em investigação clínica e epidemiológica.

Destinatários

Licenciados em Medicina, Enfermagem, Ciências Farmacêuticas, Ciências Sociais e Humanas, Matemática e Bioestatística, Técnicos Superiores de Saúde, Diagnóstico e Terapêutica e outros profissionais de saúde envolvidos ou interessados em envolverem-se em análise de dados, atividades de investigação ou tomada de decisão nas áreas clínicas ou de saúde pública.

Diretor do curso: Professor Doutor Paulo Nogueira (DGS, IMP&SP-FMUL)

Docente responsável: Professor Doutor Paulo Nogueira, Professora Doutora Leonor Bacelar Nicolau (IMP&SP-FMUL)

Metodologia de ensino

Exposições teóricas breves, complementadas com demonstrações do processo de análise de dados, exercícios em computador durante a aula e para casa e discussão de relatórios e crítica de artigos em grupo. Os exemplos e exercícios utilizados nas aulas são de estudos reais ou adaptados de investigação clínica e epidemiológica.

Conteúdos Programáticos

  1. Introdução aos Modelos Estatísticos em Epidemiologia: overview
  2. Correlação linear
  3. Regressão linear simples, múltipla, polinomial
  4. Regressão Logística
  5. Análise de Sobrevivência. Outras análises de dados longitudinais
  6. Análise Multifatorial
  7. Análise Exploratória de Dados Multivariados
    1. classificação hierárquica e não-hierárquica
    2. análise em componentes principais, análise fatorial

Avaliação da aprendizagem

Em cada sessão, serão distribuídos exercícios a resolver em casa, individualmente ou em grupos de 2 pessoas, cujo relatório deverá ser entregue até ao dia anterior à sessão seguinte para o email mepidemiologia@medicina.ulisboa.pt, e cuja correcção será efectuada (ou tópicos de resolução disponibilizados) nos primeiros 15 minutos da sessão seguinte ou pelo docente ou por um dos discentes a seleccionar aleatoriamente.

As duas últimas sessões do curso encontram-se reservadas à apresentação de análise crítica e à discussão em grupo de artigos seleccionados pelos alunos que ilustrem a aplicação das matérias do curso. Os artigos deverão ser disponibilizados aos docentes e aos outros discentes na sessão anterior a estas sessões.

Certificação

Este curso está acreditado em 7 ECTS. Os participantes que concluírem o curso com aproveitamento e assiduidade (75% do curso) poderão requerer um certificado de aproveitamento.

Carga Letiva

O curso tem uma carga lectiva total de 120 horas com 28 horas de horas de contacto.

Condições de inscrição

As inscrições estão abertas até 16 de abril.

Após a sua disponibilização, deve preencher o formulário, acompanhado de carta de motivação, CV resumido, certificado de licenciatura/mestrado e comprovativo de pagamento.

Propina:

  • 350 Euros (até 12 de abril de 2021);
  • 375 Euros (depois de 12 de abril de 2021).

Nota: Qualquer desistência não terá lugar a reembolso.

Bolsa UEPID

Os candidatos ao curso poderão candidatar-se a uma Bolsa UEPID, no valor de 75% da propina do curso. Regulamento aqui.