Introdução aos Modelos Estatísticos em Epidemiologia

Curso presencial e à distância (em tempo real)

Quando?  O curso irá decorrer presencialmente ou à distância (em tempo real) aos sábados das 09h às 13h30 (hora de Lisboa) e terá 8 sessões: 15, 18 mar, 1, 15, 29 abr, 13, 27 mai, 17 jun (avaliação). Aula de dúvidas opcional agendada para o dia 16 jun.

A aula de 15 de março (4ªf) das 18h às 21h será de introdução ao SPSS e revisão dos conceitos base.

Este curso inclui uma licença SPSS válida para 2023.

Como inscrever-se? Registe o seu interesse no formulário de pré-inscrição (link). Ser-lhe-à, posteriormente, enviado um formulário de inscrição. Será necessário juntar: CV resumido, carta de motivação, certificado de licenciatura/mestrado (digitalizado) e comprovativo de pagamento.

Qual o valor e o prazo para inscrição? 280 Euros (até 9 de março de 2023); 350 Euros (depois de 9 de março de 2023).

Quais são as condições para a atribuição de Bolsas UEPID? Serão atribuídas até 1 Bolsa de Estágio UEPID, no valor de 75% da inscrição. Regulamento aqui.

Poderá ver o vídeo do curso através do link


Introdução

O Curso de Introdução aos Modelos Estatísticos em Epidemiologia dirige-se ao não estatista que pretende iniciar-se na prática da análise estatística multivariada de dados e na modelização em investigação clínica. Com uma forte componente prática, incluindo o uso de software estatístico, a realização de análises de dados, a interpretação de relatórios estatísticos e a crítica de artigos médicos com estudos originais, este curso pretende “ensinar a fazer, fazendo”.

Esta formação abrange os conceitos fundamentais para a compreensão e crítica da análise de dados multivariada e modelização estatística, como os conceitos de Regressão Linear (simples, múltipla, polinomial), Regressão Logística, Análise de Sobrevivência, Análise Multifatorial, Classificação (Clusters), Análise em Componentes Principais, Análise Fatorial. A utilização de vocabulário para comunicar com o estatista será um aspeto sempre presente na formação. Os exemplos e exercícios utilizados nas aulas são de estudos reais ou adaptados de investigação clínica e epidemiológica.

Este curso é recomendado a médicos e outros profissionais que pretendem planear, discutir, realizar ou desenvolver a capacidade crítica na análise estatística multivariada de dados e na modelização em investigação clínica e epidemiológica.

Destinatários

Licenciados em Medicina, Enfermagem, Ciências Farmacêuticas, Ciências Sociais e Humanas, Matemática e Bioestatística, Técnicos Superiores de Saúde, Diagnóstico e Terapêutica e outros profissionais de saúde envolvidos ou interessados em envolverem-se em análise de dados, atividades de investigação ou tomada de decisão nas áreas clínicas ou de saúde pública.

Diretor do curso: Professor Doutor Paulo Nogueira (IMP&SP-FMUL)

Docente responsável: Professor Doutor Paulo Nogueira e Professora Doutora Leonor Bacelar Nicolau (IMP&SP-FMUL)

Docentes: Professor Doutor Paulo Nogueira, Professora Doutora Leonor Bacelar Nicolau (IMP&SP-FMUL) e Mestre Matilde Valente Rosa

Metodologia de ensino

Exposições teóricas breves, complementadas com demonstrações do processo de análise de dados, exercícios em computador durante a aula e para casa e discussão de relatórios e crítica de artigos em grupo. Os exemplos e exercícios utilizados nas aulas são de estudos reais ou adaptados de investigação clínica e epidemiológica.

Conteúdos Programáticos

  1. Introdução aos Modelos Estatísticos em Epidemiologia: overview
  2. Correlação linear
  3. Regressão linear simples, múltipla, polinomial
  4. Regressão Logística
  5. Análise de Sobrevivência. Outras análises de dados longitudinais
  6. Análise Multifatorial
  7. Análise Exploratória de Dados Multivariados
    1. classificação hierárquica e não-hierárquica
    2. análise em componentes principais, análise fatorial

Avaliação da aprendizagem

Em cada sessão, serão distribuídos exercícios a resolver em casa, individualmente ou em grupos de 2 pessoas, cujo relatório deverá ser entregue até ao dia anterior à sessão seguinte para o email mepidemiologia@medicina.ulisboa.pt, e cuja correcção será efectuada (ou tópicos de resolução disponibilizados) nos primeiros 15 minutos da sessão seguinte ou pelo docente ou por um dos discentes a seleccionar aleatoriamente.

A última sessão do curso encontra-se reservada à apresentação de análise crítica e à discussão em grupo de artigos selecionados pelos alunos que ilustrem a aplicação das matérias do curso. Os artigos deverão ser disponibilizados aos docentes e aos outros discentes na sessão anterior a esta sessão.

Certificação

Este curso está acreditado em 7 ECTS. Os participantes que concluírem o curso com aproveitamento e assiduidade (75% do curso) poderão requerer um certificado de aproveitamento.

Carga Letiva

O curso tem uma carga lectiva total de 120 horas com 28 horas de horas de contacto.

Condições de inscrição

As inscrições estão abertas até 14 de março.

Após a sua disponibilização, deve preencher o formulário, acompanhado de carta de motivação, CV resumido, certificado de licenciatura/mestrado e comprovativo de pagamento.

Propina:

  • 280 Euros (até 9 de março de 2022);
  • 350 Euros (depois 9 de março de 2022).

Nota: Qualquer desistência não terá lugar a reembolso.

Bolsa UEPID

Os candidatos ao curso poderão candidatar-se a uma Bolsa UEPID, no valor de 75% da propina do curso. Regulamento aqui.