”HOW TO CALCULATE EXCESS MORTALITY AND OTHER HEALTH OUTCOMES EXCESSES
A seminar inspired by the COVID-19 lockdown”

21 de maio de 2020 

Sinopse: Calcular excesso de mortalidade num determinado período é uma tarefa relativamente simples. É aparentemente tão simples que não é fácil encontrar um manual que explique como se faz.
A determinação de um potencial excesso de mortalidade, ou de um qualquer outro desfecho de saúde, pressupõe a ocorrência de um fenómeno (calor, frio, doença, etc.) num dado período e que altere o número de óbitos (ou de ocorrência do desfecho de saúde que estiver a ser usado) acima do esperado.
De forma simplificada o excesso determina-se pela diferença entre o número observado no período de ocorrência do fenómeno em causa e o número esperado na sua ausência (não ocorrência). A determinação dos números esperados implica, regra geral, a determinação de linhas de base. O segredo do cálculo do excesso de mortalidade ou de um qualquer indicador de saúde é a obtenção de uma boa linha de base.
O período de confinamento que vivemos recentemente produziu muitas alterações em diversos indicadores de saúde. Um grande desafio é a determinação de linhas de base em tal contexto para determinação dos respetivos excessos.

Assista à gravação aqui.

Professor Paulo Nogueira