Introdução à Bioestatística

Quando?  O curso decorrerrá aos sábados: 05, 19 de novembro, 3, 17 de dezembro de 2022, 7, 21 de janeiro, 4, 18 de fevereiro. Avaliação final: 4 de março de 2023.

Onde? à distância (em tempo real) ou presencial.

Como inscrever-se?  Registe o seu interesse no formulário de pré-inscrição (link). Ser-lhe-à, posteriormente, enviado um formulário de inscrição. Será necessário juntar: CV resumido, carta de motivação, certificado de licenciatura/mestrado (digitalizado) e comprovativo de pagamento

Qual o valor e o prazo para inscrição? Até 17 OUT’22, a inscrição é de 300€. Após 17 OUT’22 o valor será de 375€.

Quais são as condições para a atribuição de Bolsas UEPID? Será atribuída 1 Bolsa UEPID, no valor de 75% da inscrição. Regulamento disponível aqui.

Introdução 

O Curso de Introdução à Bioestatística dirige-se ao não estatista que pretende iniciar-se na prática da análise estatística de dados de investigação clínica. Com uma forte componente prática, incluindo o uso de software estatístico, a realização de análises de dados, a interpretação de relatórios estatísticos e a crítica de artigos com estudos originais, este curso pretende “ensinar a fazer, fazendo”.

Esta formação abrange os conceitos fundamentais para a compreensão e crítica da análise de dados – como os conceitos de distribuição probabilística, de hipótese e teste estatísticos, de intervalo de confiança -, bem como a análise de dados descritiva e de testes de hipóteses uni e bivariada. A utilização de vocabulário para comunicar com o estatístico será um aspecto sempre presente na formação. Os exemplos e exercícios utilizados nas aulas são de estudos reais ou adaptados de investigação clínica e epidemiológica.

Objetivos

  • Apreender e utilizar os conceitos básicos de probabilidade, teste estatístico e da análise de dados uni e bivariada, aplicados à Investigação em Saúde.
  • Analisar e interpretar sob a forma gráfica e numérica os dados observados e os resultados obtidos pela aplicação das técnicas estatísticas, sem e com o apoio de software estatístico.
  • Saber analisar, interpretar e criticar artigos científicos sobre epidemiologia e saúde em geral com componente estatística.

Conteúdos Programáticos

  1. Tipos de variáveis
  2. Base de dados. Tratamento de dados
  3. Introdução ao software estatístico IBM-SPSS
  4. Análise exploratória de dados univariados
  5. Análise exploratória de dados bivariados, contínuos e categóricos
  6. Noções básicas de probabilidades. Variáveis aleatórias e distribuição de probabilidade.
  7. Distribuições mais usadas (Binomial, Poisson, Normal)
  8. Estimação – Intervalos de confiança (1 amostra e 2 amostras)
  9. Testes de hipóteses: uma amostra, duas amostras independentes e duas amostras emparelhadas
  10. ANOVA a um factor
  11. Testes de Qui-quadrado

Destinatários

Este curso destina-se a licenciados em Medicina, Psicologia, Enfermagem, Ciências Farmacêuticas, Biologia, Medicina Veterinária, Ciências Biomédicas, Ciências da Saúde, Ciências Sociais e Humanas, Matemáticas e outros profissionais da saúde que pretendam planear, discutir, realizar ou desenvolver a capacidade crítica na análise de dados de investigação clínica e epidemiológica.

Docentes

Diretor do curso: Prof.ª Doutora Leonor Bacelar Nicolau (IMPSP-FMUL)

Docentes responsáveis: Prof.ª Doutora Leonor Bacelar Nicolau (IMPSP-FMUL); Prof. Doutor Paulo Nogueira (IMPSP-FMUL);

Docentes: Prof.ª Doutora Leonor Bacelar Nicolau (IMPSP-FMUL);  Prof. Doutor Paulo Nogueira (IMPSP-FMUL); Mestre Matilde Valente Rosa (IMPSP-FMUL).

Metodologia de ensino

Dada a sua natureza de curso com ensino à distância ou presencial, são estabelecidos métodos pedagógicos adequados, que potenciam os recursos tecnológicos com estratégias pedagógicas que resultem num aproveitamento prático e proficiente.

O curso irá decorrer à distância (em tempo real) e presencial no Instituto Egas Moniz da Faculdade de Medicina de Lisboa. Os alunos deverão participar de forma síncrona nos momentos de avaliação, discussão de trabalhos e, pelo menos, em 50% das aulas. Todas as aulas serão videogravadas e disponibilizadas aos participantes.

Este curso pretende compreender uma formação balanceada entre a aprendizagem teórica e prática, garantindo também o compromisso de processos de avaliação de conhecimentos durante o curso.

Avaliação da aprendizagem

A avaliação será efetuada com base em: trabalhos de casa (30%), participação em aula (10%) e um exame final (60%).

Certificação

O curso é creditado em 8 ECTS.

Os participantes que concluírem o curso com assiduidade poderão requerer um certificado de participação.

Os participantes que concluírem o curso com aproveitamento e assiduidade poderão requerer um certificado de aproveitamento.

Considera-se assiduidade a participação em tempo real em, pelo menos, 50% das sessões (aulas, seminário, etc.).

Os créditos deste curso são reconhecidos no Mestrado em Epidemiologia da FMUL durante 2 anos.

Condições de inscrição

300 Euros (até 17 de outubro de 2022)

375 Euros (depois de 17 de outubro de 2022)

Bolsa UEPID

Aceitam-se candidaturas a Bolsa UEPID no valor de 75% da propina do curso. O processo e os critérios da seleção podem ser consultados aqui.