Aspetos Práticos da Investigação Clínica (APIC)

Introdução e Objetivos

Durante o desenvolvimento de um projecto de investigação, o investigador depara-se com obstáculos e necessidades de tomar decisões. Mas também a capacidade do investigador em aproveitar o potencial do trabalho científico que se propõe realizar depende, frequentemente, da sua aptidão para planear e desempenhar tarefas práticas subjacentes a qualquer investigação clínica.

Este curso tem como objectivo proporcionar o exercício e a discussão de aspectos práticos da investigação clínica fundamentais para um estudo clínico bem sucedido. Pretende-se dotar os participantes de uma experiência prática e crítica que lhes permita autonomia para planear desenhos de estudos, calcular o tamanho amostral, desenvolver e fazer uso de bases de dados, bem como conceber e representar correctamente resultados dos estudos.

 

APIC

 

Conteúdos Programáticos

Módulo I – Decisões no Desenho de Estudos Clínicos

Módulo II – Representação e Interpretação Gráfica de Resultados Estatísticos

Módulo III – Coleção Eficiente de Dados e Construção de Bases de Dados

Módulo IV – Cálculo do Tamanho Amostral e da Potência Estatística

Destinatários

Destina-se a licenciados ou mestres em Medicina, Enfermagem, Ciências Farmacêuticas, Psicologia, Ciências Sociais e Humanas, Ciências Matemáticas e outros profissionais de saúde, com interesse na tomada de decisão ou em actividades de investigação nas áreas clínicas ou de saúde pública.

 

Docentes Responsáveis

Diretor do curso: Prof. Doutor Vasco Maria (IMPSP-FMUL)

Docente responsável: Mestre Paulo Nicola (IMPSP-FMUL)

Outros docentes: Prof.ª Doutora Ana Paula Martins (ANF), Prof. Doutor Baltazar Nunes (INSA)

 

Metodologia de ensino

 Abordagens com enfoque prático: exposições teóricas reduzidas, resolução de problemas, análise de estudos/ dados reais, um computador por aluno.

 

Avaliação da aprendizagem

A avaliação será realizada através de exame final escrito.

 

Certificação

Os participantes que concluírem o Curso com aproveitamento e assiduidade (75% do Curso) poderão requerer um Certificado de Aproveitamento.

Os créditos deste Curso são reconhecidos no Mestrado em Epidemiologia da FMUL durante 2 anos.

 

Horário e Local

O Curso decorre no Edifício Egas Moniz (FMUL) e tem uma carga lectiva presencial de 36 horas. As sessões decorrerão das 17:30 às 20:30 horas, nos dias 18, 19, 21 de Abril, 2, 3, 5, 16, 17, 19, 30 e 31 de Maio, e 2 de Junho de 2016.

 

Condições de inscrição

Até 8 de Abril:

Propina: 320€

Até 14 de Abril:

Propina: 350€

O boletim de inscrição deve ser enviado para o Instituto de Formação Avançada (instfa@medicina.ulisboa.pt/ mepidemiologia@medicina.ulisboa.pt), acompanhado de:

  • Carta de motivação,
  • Curriculum vitae resumido,
  • Certificado de Licenciatura, e
  • Comprovativo de pagamento da propina.

Qualquer desistência não terá lugar a reembolso.

0

Bolsa de Estágio de Investigação

Será concedida uma Bolsa de Estágio de Investigação, no valor de 75% da propina, aos quais podem candidatar-se quaisquer participantes. Poderá consultar o regulamento da Bolsa de Estágio aqui.