Avaliação Económica em Epidemiologia

Para registar o seu interesse no curso, preencha o formulário aqui


Quando? 18, 22, 25, 29 de maio e 1 de junho de 2023.
Horário: 2a Feiras, das 14h30 às 18h e 5a Feiras, das 17h30 às 20h50 (horário de Lisboa).

Onde? à distância, em tempo real.

Como inscrever-se? Registe o seu interesse no formulário de pré-inscrição (link). Ser-lhe-à, posteriormente, enviado um formulário de inscrição. Será necessário juntar: CV resumido, carta de motivação, certificado de licenciatura/mestrado (digitalizado) e comprovativo de pagamento.

Qual o valor e o prazo para inscrição? Até 9 de maio, o valor da inscrição é de 250€. Após 9 de maio, o valor da inscrição será de 350€.

Quais são as condições para a atribuição de Bolsas UEPID? Serão atribuídas até 1 Bolsa UEPID, no valor de 75% da inscrição. Regulamento disponível aqui.


Introdução

A tomada de decisão em saúde, hoje em dia, implica não apenas um conhecimento baseado em factos e em medição sobre o estado de saúde das pessoas e das populações, como também necessita de uma avaliação das implicações económicas, quer em relação ao estado de saúde quer em relação às opções para a decisão. São objetivos deste curso:

  1. Dar a conhecer os princípios básicos em avaliação económica.
  2. Dar a conhecer as características de um estudo de custo-efectividade e de um estudo de custo-utilidade.
  3. Identificar necessidades de recolha e análise de dados epidemiológicos para os estudos de avaliação económica em saúde.
  4. Realizar uma leitura crítica de um artigo científico em avaliação económica em saúde.

Conteúdos Programáticos

  1. Princípios básicos em economia da saúde
  2. A avaliação económica em saúde – noções gerais
  3. Identificação e caracterização do tipo de estudos de avaliação económica
  4. Identificação e medição de custos
  5. Medidas de resultados
  6. Exercício prático de modelação
  7. Análise crítica de artigo científico

Destinatários

Este workshop destina-se a licenciados em Medicina, Enfermagem, Biologia, Medicina Veterinária, Ciências da Saúde, Ciências Biomédicas, Ciências Farmacêuticas, Ciências Sociais e Humanas, Matemáticas e outros profissionais da saúde envolvidos ou interessados em envolverem-se em investigação económica em saúde.

Docentes responsáveis

Diretor do curso: Profª. Doutora Ana Abreu

Docentes responsáveis: Prof. Doutor Luís Silva Miguel 

Metodologia de ensino

O curso será apresentado em quatro sessões  diferentes numa conjugação de aulas teóricas, sessões práticas e com trabalho individual.

Crítica e discussão de um artigo científico em avaliação económica.

Avaliação da aprendizagem

A avaliação será realizada através de um exame de escolha múltipla e um trabalho individual de crítica de artigo científico em avaliação económica.

Certificação

Os participantes que concluírem o Curso com aproveitamento e assiduidade (75% do Curso) poderão requerer um Certificado de Aproveitamento.

O Curso é creditado em 2 ECTS.

Bolsa de Estágio de Investigação

Será concedida uma Bolsa UEPID, no valor de 75% da propina, aos quais podem candidatar-se quaisquer participantes. Poderá consultar o regulamento da Bolsa UEPID aqui.