Inscrição no Mestrado – Informações específicas

O curso de Mestrado compreende a:

  1. A frequência e a aprovação num curso de especialização, constituído por um conjunto organizado de unidades curriculares, denominado “curso de mestrado”. A sua frequência e aprovação é certificada.
  2. A elaboração e discussão pública de uma dissertação de natureza científica ou de um trabalho de projeto, originais e especialmente realizados para este fim, ou um estágio de natureza profissional objeto de relatório final.

O grau de mestre é conferido após aprovação e defesa pública da dissertação ou relatório de estágio.

Requisitos gerais de admissão

São admitidos como candidatos à inscrição aqueles que satisfaçam as seguintes condições:

  1. Licenciado ou equivalente legal na(s) área(s) científica(s) do ciclo de estudos;
  2. grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um estado aderente a este Processo na(s) área(s) científica(s) do ciclo de estudos;
  3. grau académico superior estrangeiro na(s) área(s) científica(s) do ciclo de estudos, que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado pela Comissão Científica do curso;

Documentos necessários para realizar a candidatura

Deverá anexar em formato digital, com a extensão pdf com o tamanho máximo por ficheiro de 4096Kb, os documentos que passamos a enumerar:

  • Carta de Motivação (máx. 1 pág. A4 dactilografada)
  • Declaração de Objectivos (máx. 1 pág. A4 dactilografada)
  • Certidão de Licenciatura (caso ainda não possua, à data da candidatura o seu certificado, poderá entregar uma lista de cadeiras feitas emitida pelos serviços académicos da instituição de ensino onde frequenta o grau, ficando a sua candidatura pendente até à entrega da Certidão de Licenciatura)
  • Curriculum Vitae
  • Documento de Identificação (CC/BI, Passaporte)

Nota: Poderá anexar outros diplomas ou certidões que considere úteis à sua candidatura.

O valor a pagar pela taxa de candidatura é de 80€, não havendo lugar à sua devolução, caso o candidato seja excluído ou não seja seleccionado. No final do processo de candidatura é emitida uma referência multibanco para proceder ao pagamento da taxa de candidatura. A referência ficará activa para pagamento em 48 horas.

A taxa de candidatura é emitida em nome dos candidatos e pode ser paga através de referências multibanco. Contudo, em situações específicas, nomeadamente nos casos em que a taxa seja assumida por outras entidades ou instituições em nome do candidato, devem ser liquidadas directamente na Tesouraria da Faculdade e não podem ser pagas por referências multibanco.

Propinas

tabelapropinas

NOTA: Os colaboradores das instituições afiliadas com a Faculdade de Medicina, nos termos dos protocolos de colaboração celebrados, beneficiam de uma redução de 12% sobre o valor de propinas acima referido. Os estudantes selecionados à frequência antes da formalização da inscrição e matrícula devem enviar para o endereço eletrónico avancada@medicina.ulisboa.pt, documento comprovativo de afiliação para que a redução na propina possa produzir efeitos.

A propina é emitida em nome dos estudantes e pode ser paga através de referências multibanco. Contudo, em situações específicas, nomeadamente nos casos em que as propinas sejam assumidas por outras entidades ou instituições em nome do estudante, devem ser liquidadas diretamente na Tesouraria da Faculdade.

Diploma

Após a discussão e aprovação da dissertação/tese, o aluno poderá requerer, junto do Instituto de Formação Avançada, as certidões de registo e carta de curso.