Frequently Asked Questions

Na página http://edu.uepid.org/, através do menu na esquerda, clicando em Cursos Pós-graduados, poderá selecionar a informação de edições prévias de cada unidade curricular individual. Em geral, os conteúdos programáticos sofrem alguma atualização em cada nova edição.

As Candidaturas são feitas através da plataforma Fénix, para tal será necessário utilizar uma conta Campus.

Se for candidato com conta Campus:

  1. Deve efetuar o registo em https://fenix.medicina.ulisboa.pt/accountCreation
  2. Após criar a conta, irá receber no e-mail o username, após o qual pode iniciar a formalização da candidatura em https://fenix.medicina.ulisboa.pt

Se for candidato sem conta Campus:

A candidatura(*) compreende os seguintes passos:

1. Selecionar o período (ano letivo)
2. Selecionar o tipo de candidatura de acordo com o pretendido.

  • Mestrado Estudante Internacional IFA; ou
  • Mestrado Estudante Nacional IFA; ou
  • Doutoramento IFA; ou
  • Curso de Especialização IFA

3. Preencher o formulário online
4. Fazer upload do Curriculum Vitae
5. Fazer upload de carta de candidatura com declaração de objetivos
6. Fazer upload de declaração de compromisso de honra (aplicável aos estudantes internacionais)
7. Fazer upload de cópias dos certificados de habilitações

* Pagamento de taxa de candidatura no valor de 100€ (não reembolsável, exceto no caso de não funcionamento do curso).

O Curso de Especialização em Epidemiologia decorrerá em regime de formação totalmente distância. Serão aplicados métodos pedagógicos e mecanismos de ensino à distância que dão suporte a este modelo de ensino.

Os pagamentos a partir do estrangeiro são possíveis, devendo para o efeito enviar um e-mail para avancada@medicina.ulisboa.pt para serem enviados os dados bancários (swift code) para pagamento através de transferência bancária.

A Faculdade de Medicina tem aberto, anualmente, candidaturas ao Mestrado em Epidemiologia, já na sua 11ª edição. Também aguarda a acreditação para poder oferecer o Mestrado em Epidemiologia em versão integralmente à distância.

Cada aluno poderá candidatar-se ao Mestrado em Epidemiologia. Com a admissão ao Mestrado, o aluno poderá o reconhecimento dos créditos obtidos no Curso de Especialização em Epidemiologia e, reunindo ou completando pelo menos 48 créditos necessários, poderá inscrever-se no segundo ano do Mestrado de Epidemiologia, realizando a sua dissertação de mestrado.

Sim, contudo como alguns documentos são de carácter obrigatório, ex. certificado de habilitações, é sempre necessário anexar um documento, caso contrario o sistema não vai permitir finalizar a sua inscrição.

Os documentos em falta devem ser enviados logo que possível para o e-mail avancada@medicina.ulisboa.pt.

Sim.

Todos os alunos que completem o Curso de Especialização em Epidemiologia terão um Diploma de conclusão e um certificado com a lista discriminada das Unidades Curriculares, com as respetivas classificações (escala de 20 valores) e numero de créditos ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System).

Os alunos terão também, para cada Unidade Curricular, o programa discriminado, forma de avaliação, métodos pedagógicos empregues, etc., o que permitirá, caso o entendam, usar os créditos obtidos para pedir reconhecimento / creditação em formações conducentes a graus académicos (mestrado, doutoramento), de acordo com as regras vigentes na instituição que conferir esse grau.

Um exemplo deste processo será a possibilidade de reconhecimento de créditos para o Mestrado em Epidemiologia da FMUL.

Sim, pode fazê-lo até 25 de novembro, dando indicação da sua intenção de se candidatar a Bolsa de Apoio através do email para mepidemiologia@fm.ul.pt e para avancada@medicina.ulisboa.pt.

Poderá resubmeter, até essa data e por email, a sua Carta de Motivação e o CV, tendo em vista a avaliação da sua candidatura para fins de atribuição de Bolsa.

O Curso de Especialização em Epidemologia pretende dotar os alunos de competências para a realização de estudos epidemiológicos e para a crítica de evidência epidemiológica (ver objetivos do curso). Nesse sentido, irá desenvolver e aprofundar tópicos de forma transversal. Uma consulta do Plano de Estudos e do programa das várias Unidades Curriculares dará uma boa ideia dos temas tratados.

Os interessado em desenvolver ou aprofundar aspectos mais específicos poderão frequentar apenas a Unidade Curricular ondes esses aspetos são trabalhados. Serão abertas inscrições para cada Unidade Curricular individual, o que divulgaremos pelos nossos canais. Os interessados na inscrição em Unidades Curriculares individuais também poderão registar o seu interesse neste formulário.

A vantagem de fazer o Curso de Especialização em Epidemiologia, em vez de várias Unidades Curriculares, será o conhecimento amplo e integrado, o trabalho com os colegas do Curso de Especialização, a possibilidade de progressão para mestrado (com creditação e realização da tese de mestrado) e o muito valor de propina por crédito de formação (o valor da propina será quase o dobro para as Unidades Curriculares individualizadas).

O prazo de candidaturas ao Curso de Especialização em Epidemiologia foi estendido até 25 de novembro, às 23h59 (hora de Lisboa).

Caso não tenha possibilidades de completar a sua candidatura até ao fim deste prazo (por exemplo, por falta de algum documento, dificuldades no processamento do pagamento), poderá completar a candidatura nos dias seguintes. Por favor, consulte o bloco ‘FAQS’ nesta página de apoio às candidaturas.

Quaisquer questões ou dificuldades no processo de candidatura deverão ser dirigidas por email para o Instituto de Formação Avançada (email: avancada@medicina.ulisboa.pt), colocando-nos em cc (mepidemiologia@fm.ul.pt).

As orientações para a realização do processo de candidatura podem ser encontradas nesta página. As Candidaturas são feitas através da plataforma Fénix, para tal será necessário utilizar uma conta Campus. Todos os candidatos que não são já alunos da FMUL terão que criar uma conta campus. Por favor vejam o bloco ‘Candidato sem conta Campus’ nesta página.

Os candidatos / alunos poderão ser cidadãos de qualquer país.

As aulas serão leccionadas, por regra, em português. Poderão haver seminários ou sessões com convidados leccionados em inglês. Haverá material bibliográfico ou para estudo escrito em inglês. Os trabalhos dos alunos poderão ser apresentados e/ou escritos em português ou inglês.

Qualquer candidato ao curso de especialização poderá candidatar-se a Bolsa.
Poderá consultar o regulamento da Bolsa aqui.

A candidatura a esta formação pós-graduada exige possuir já um grau de licenciado ou equivalente.

São admitidos como candidatos à inscrição:

  1. Os titulares de grau de licenciado ou equivalente legal nas áreas de Medicina e outras áreas afins; áreas afins incluem, mas não são restritas a, Enfermagem, Ciências Farmacêuticas, Medicina Veterinária, Psicologia, Nutrição, Veterinária, Ciências Sociais e Humanas, Matemática/ Estatística, Técnicos Superiores de Saúde e outros profissionais de saúde ou outros com interesse na aquisição de competências em epidemiologia, investigação e análise estatística de dados clínicos.;
  2. Os titulares de grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um estado aderente a este Processo nas áreas de Medicina e outras áreas afins;
  3. Os titulares de um grau académico superior estrangeiro na área de Medicina e outras áreas afins; que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo Conselho Científico da Faculdade de Medicina;
  4. Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Medicina.

Qualquer candidato ao Curso de Especialização em Epidemiologia poderá candidatar-se a Bolsa de Apoio.

As candidaturas são parte integrante da candidatura ao Curso de Especialização em Epidemiologia 2020/21, que tem como prazo  limite a data de 25 de novembro de 2020. A indicações para a realização desta candidatura pode ser encontrada na página  https://www.medicina.ulisboa.pt/candidaturas-e-inscricoes

DOCUMENTAÇÃO 

Toda a documentação necessária será a constante do processo de candidatura ao Curso de Especialização em Epidemiologia

Os candidatos a Bolsa devem indicar claramente a sua intenção na Carta de Motivação, incluindo a seguinte frase: “Nesta  candidatura ao Curso de Especialização em Epidemiologia, pretendo ser também candidatar-me a uma Bolsa de Apoio”. 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DAS CANDIDATURAS  

Os critérios de avaliação das candidaturas a bolsa são: 

  1. Terem candidatura aberta no Curso de Especialização em Alinhamento dos objetivos o candidato com os objetivos da  formação; 
  2. Impacto esperado da formação no âmbito da responsabilidade profissional
  3. Impacto esperado da formação no âmbito da progressão e carreira profissional
  4. Histórico de conclusão com bom aproveitamentode formações académicas e profissionais; 
  5. Apreciação curricular 
  6. Entrevista

As candidaturas serão apreciadas pela Comissão Científica do Curso de Especialização em Epidemiologia. 

Poderá consultar o regulamento da Bolsa aqui.

São objetivos do Curso de Especialização em Epidemiologia:

  1. Aprofundar conhecimentos e competências em Epidemiologia, Bioestatística e Metodologia de Investigação;
  2. Obter uma visão multidisciplinar e global da aplicação dos métodos epidemiológicos a diversas áreas da investigação e da prática clínica;
  3. Obter uma experiência teórico-prática de alta qualidade, com o apoio e acompanhamento de docentes e investigadores qualificados;
  4. Promover a investigação de excelência na área de epidemiologia.

Toda a documentação necessária será a constante do processo de candidatura ao Curso de Especialização em Epidemiologia 2020/21 à distância.

Os candidatos a Bolsa devem indicar claramente a sua intenção na Carta de Motivação, incluindo a seguinte frase: “Nesta candidatura ao Curso de Especialização em Epidemiologia, pretendo ser também candidatar-me a uma Bolsa de Apoio”.

Pode consultar o regulamento da bolsa integral aqui.

O valor de cada curso individualmente varia consoante o número de créditos do curso.
Os valores dos cursos podem ser consultados na página http://edu.uepid.org/, através do menu na esquerda, clicando em Cursos Pós-graduados, poderá selecionar a informação de edições prévias de cada unidade curricular individual.

Contudo o custo dos cursos poderá sofrer ligeiras alterações de ano para ano.

O valor da taxa de candidatura é de 100euros.
Caso o candidato seja excluído ou não seja selecionado, não haverá devolução da taxa de candidatura.

O Curso de Especialização em Epidemiologia 2020/21, modalidade à distância, terá início a 14 de dezembro de 2020, às 11h (hora de Lisboa).

O curso decorrerá de 14 dezembro de 2020 a 19 julho de 2021.

Horário de transmissão e participação síncrona (em tempo real) das aulas (hora de Lisboa):

  • Semanalmente, às 2ªfs, das 11h00 às 18h00.
  • Quinzenalmente, sábados, das 11h00 às 15h30.
  • Seminário mensal, 5ªf, das 18h às 19h30.

As Bolsas de Apoio são no valor de 600 €.

O valor das Bolsas de Apoio, no montante total de 600€ será efetivado através da comparticipação no pagamento das propinas deste  curso.

Essa atribuição será realizada num único pagamento, caso o candidato faça um pagamento único e total, ou numa  comparticipação por prestações, caso o candidato realize o pagamento das suas propinas por esta modalidade. 

O pagamento por prestações da Bolsa ficará suspenso na situação de atraso de pagamento, até à regularização dessa situação. 

Poderá consultar o regulamento da Bolsa aqui.

1º Semestre

Unidades Curriculares Tempo de Trabalho
Contato
Créditos Observações
Introdução à Epidemiologia 30 horas 5 ECTS Obrigatória
Amostragem em Epidemiologia 28,5 horas 5 ECTS Obrigatória
Espaço Projeto 1 52,5 horas 5 ECTS Obrigatória
Bioestatística Aplicada à Epidemiologia 30 horas 8 ECTS Obrigatória
Técnicas de Medição em Epidemiologia 27 horas 5 ECTS Obrigatória
Método Qualitativos em Epidemiologia 18 horas 2 ECTS Obrigatória
Total 30 ECTS

2º Semestre

Unidades Curriculares Tempo de Trabalho
Contato
Créditos Observações
Espaço Projeto 2 52,5 horas 5 ECTS Obrigatória
Introdução aos Modelos Estatísticos em Epidemiologia 30 horas 7 ECTS Obrigatória
Tópicos Especiais em Epidemiologia 28,5 horas 4 ECTS Obrigatória
Introdução à investigação Epidemiológica 28,5 horas 5 ETCS Obrigatória
Epidemiologia e Avaliação Económica em Saúde 13,5 horas 2 ECTS Obrigatória
Seminário 6 horas 2 ECTS Obrigatória
Optativa I 40 horas 5 ECTS Obrigatória
Total 30 ECTS

Unidades Curriculares Opcionais

Cada curso com 5 ECTS, 30 horas
  • Investigação em Serviços de Saúde
  • Epidemiologia e Investigação Clínica em Genética
  • Epidemiologia Cardiovascular
  • Análise Longitudinal de Dados Epidemiológicos
  • Epidemiologia Espacial
  • Escrita e Submissão Competitiva de Projetos de Investigação Clínica e Epidemiológica
  • Farmacoepidemiologia
  • Estatística Aplicada à Escrita de Artigos Científicos em Epidemiologia
  • Ensaios Clínicos
  • Desenho e Construção de Bases de Da- dos na Investigação em Saúde
  • Epidemiologia da Pobreza, Saúde e Nutrição
  • Análise Multifatorial em Epidemiologia
  • Epidemiologia Molecular
  • Aspetos Práticos da Investigação Clínica
  • Escrita e Submissão de Artigos Científicos em Epidemiologia
  • Políticas de Saúde Informadas pela Evidência
  • Revisão Crítica de Estudos Epidemiológicos
  • Epidemiologia e a Avaliação de Tecnologias e de Impacte em Saúde
  • Epidemiologia e Investigação Clínica na Nutrição

O valor da propina do curso de especialização em Epidemiologia à distância é de 2350 euros.

Existe a possibilidade de pagamentos em prestações mensais (7 pagamentos).

Poderá consultar as datas e valores das prestações aqui.

São competências de aprendizagem a desenvolver pelos estudantes:

  1. Capacitar para identificar, avaliar e responder adequadamente a potenciais ameaças à saúde individual e das populações;
  2. Aprofundar conhecimentos e competências de investigação e de crítica da evidência em epidemiologia, bioestatística e metodologia de investigação;
  3. Obter uma visão global e multidisciplinar da aplicação dos métodos epidemiológicos a diversas áreas de investigação em saúde;
  4. Proporcionar acesso e competências para o exercício da investigação clínica e epidemiológica de excelência, como: caracterizar a Epidemiologia, recolher e avaliar informação científica, desenhar e conduzir um estudo epidemiológico, analisar, interpretar e comunicar resultados, avaliar as observações epidemiológicas, trabalhar em equipa (ser pro-ativo, em ambiente multidisciplinar e multisetorial).

Os alunos deverão participar de forma síncrona nos momentos de avaliação, apresentação e discussão de temas e de trabalhos e, pelo menos, numa proporção de aulas de cada Unidade Curricular, que pode variar entre 30% e 75% das aulas (a indicar para cada Unidade Curricular).

Load More